quarta-feira, 20 de maio de 2009

Encontro do dia 22 de maio de 2009 (dhāraṇā)

A dhāraṇā, palavra comumente traduzida como "concentração" mas que aqui traduzo como "atenção", é uma prática permanente em toda tradição do yoga, seja qual for a vertente. Pode e deve ser praticada fora dos contextos das aulas de yoga. Suas técnicas são muitas e variam na intensidade e duração, conforme o aprendizado e a experiência do adepto, mas o importante é que, por ser tão abrangente, consiste numa técnica acessível a qualquer pessoa. 

O texto abaixo contém o sūtra de Patañjali que apresenta a dhāraṇā, seguido do comentário de Vyāsa, seguido, por sua vez, pelo comentário de Vijñānabhikṣu. A partir dessa tríplice exposição do tema, feita por autores que não se encontraram por terem vivido séculos de distância uns dos outros, é possível estudarmos e adentrarmos no conceito e na prática da "atenção" - virtude sem a qual não existe progresso no yoga. 

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Vibhūtipādam

uktāni pañcabahiraṅgāṇi sādhānāni | dhāraṇā vaktavyā ||

deśabandhaś cittasya dhāraṇā ||1||

nābhicakre hṛdayapuṇḍarīke mūrdhni jyotiṣi nāsikāgre jihvāgre ity evam ādiṣu deśeṣu bāhye vā viṣaye cittasya vṛttimātreṇa bandha iti dhāraṇā ||

(...) deśabandhaś cittasya dhāraṇā | yatra deśe dhyeyaṁ cintanīyaṁ tatra dhyānadhāradeśaviṣaye cittasya sthāpanaṁ tadaikāgryaṁ dhāraṇety arthaḥ | tad etadbahyacaṣṭe – nābhīti | mūrdhni mūrdhasthe jyotiṣi | ādiśabdena gāruḍādyuktadeśāntarāṇi grahyāṇi | yathā gāruḍe – 

prāṇnābhyāṁ hṛdaye vā’tha tṛtīye ca tathorasi | 
kaṇṭhe mukhe nāsikā’gre netra bhrūmadhyamūrddhasu ||
kiṁcit tasmāt parasmiṁś ca dhāraṇā daśakīrttitāḥ |
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Livro do desenvolvimento

Foram explicadas as cinco práticas (que consistem) nas partes externas (do yoga). A atenção será descrita:

A atenção é a fixação da consciência em um meio. (1)

A atenção é a fixação da consciência, com o uso pleno de seus movimentos [vṛtti], no círculo [cakra] do umbigo, no lótus do coração, na luminosidade da cabeça, na ponta do nariz, na ponta da língua, entre outros meios, no âmbito externo.

(...) “A atenção é a fixação da consciência num meio”. A atenção é a permanência, com unidade de foco, da consciência sobre um meio de sustentação da meditação, no qual se medite e se faça consciente. Isto é, nos meio externos mencionados, como o umbigo. “Na cabeça” é na luminosidade situada na cabeça. Com a expressão “entre outros” [ādiṣu] afirma-se “nos demais meios” a serem apreendidos, conforme está dito em textos como o Garuḍa. Eis o Garuḍa (Purāṇa):

“De início, no umbigo e, depois, no coração,
em terceiro lugar, no peito.
Na garganta, na boca, na ponta do nariz, nos olhos,
no meio das sobrancelhas e na cabeça.

E em um lugar que está além dela.
A atenção é assim descrita como décupla.”

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