O estudo desses dois sūtras de Patañjali propicia o aprimoramento de uma das práticas mais célebres do Yoga, que é a recitação de mantras. Nesse caso, a recitação específica do mantra conhecido como praṇava, que é a sílaba oṁ. Patañjali sugere a prática de recitação como forma de alcançar o supremo (
īśvara), que, por sua vez, permite o yogin ser conduzido ao estado de consciência integrada (
samādhi). Sobre a sugestão de Patañjali, Vyāsa explica a relação de inerência entre a sílaba oṁ e o supremo, com uma belíssima metáfora: "o som está para o supremo assim como a claridade está para a luz".
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Samādhipādam
tasya vācakaḥ praṇavaḥ ||27||
vācya īśvaraḥ praṇavasya | kim asya saṁketakṛtaṁ vācyavācakatvam atha pradīpaprakāśavad avasthitam iti ? sthito’sya vācyasya vācakena saha saṁbandhaḥ | (...)
tajjapas tadarthabhāvanam ||28||
praṇavasya japaḥ praṇavābhidheyasya ceśvarasya bhāvanam | tadasya yoginaḥ praṇavaṁ japataḥ praṇavārthaṁ ca bhāvayataś cittam ekāgraṁ saṁpadyate | tathā coktam |
svādhyāyād yogam āsīta yogāt svādhyāyam āsate |
svādhyāyayogasaṁpattyā paramātmā prakāśate | iti ||
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Livro da Integração
A designação dele (īśvara) é o praṇava (oṁ). (27)
O supremo (īśvara) é designado pelo praṇava. A relação entre o designado e a designação é convencional ou é inerente, como entre a luz e a claridade? A relação do designado com a designação é inerente.
[Deve-se realizar] a sua recitação e meditação em seu sentido. (28)
A recitação do praṇava e a meditação no īśvara, que é expresso pelo praṇava[devem ser realizadas]. Quando o yogin está recitando o praṇava e meditando no sentido do praṇava, sua mente se torna focalizada (ekāgra). Assim se diz:
Depois da recitação (svādhyāya), que se faça meditação (yoga),
depois da meditação (yoga), que se faça a recitação (svādhyāya).
Por meio da plena realização da recitação e da meditação,
o eu supremo (paramātman) resplandecerá.
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