sábado, 18 de abril de 2009

Encontro do dia 17 de abril de 2009 (kriyā-yoga)

A partir do primeiro sūtra do segundo capítulo do Yogasūtra de Patañjali (II a.C.) e do comentário conhecido como Yogabhāṣya, atribuído a Vyāsa (V d.C.), observamos os três componentes daquilo que Patañjali denomina como "kriyāyoga" (yoga da ação ou yoga expresso nas atitudes).

Dessa forma, estudamos os sentidos de tapas, svādhyāya e īśvarapraṇidhāna para a realização do yoga, considerando tanto as definições que o comentário de Vyāsa dá a essas práticas, como seu uso na vida cotidiana. 

Seguem abaixo o texto original e a tradução:

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Sādhanapādam 

uddiṣṭaḥ samāhitacittasya yogaḥ | 
kathaṁ vyutthitacitto’pi yogayuktaḥ syād ity etad ārabhyate –

tapaḥsvādhyāyeśvarapraṇidhānāni kriyāyogaḥ ||1||

nātapasvino yogaḥ sidhyati |anādikarmakleśavāsanācitrā pratyupasthitaviṣayajālā cāśuddhir nāntareṇa tapaḥ saṁbhedam āpadyata iti tapasa upādānam | 

tac ca cittaprasādanam abādhamānam anenāsevyam iti manyate ||

svādhyāyaḥ praṇavādipavitrāṇāṁ japo mokṣaśāstrādhyayanaṁ vā |
īśvarapraṇidhānaṁ sarvakriyāṇāṁ paramagurāv arpaṇaṁ tatphalasaṁnyāso vā ||

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Livro da Prática


Foi ensinado o yoga para aquele que tem a mente equilibrada.
“Como alguém que possui a mente instável pode realizar-se no yoga” é este (Livro) que começa:


Austeridade, estudo-próprio, entrega-ao-supremo são o yoga da ação (1).

O yoga não é realizado por quem não tem austeridade.
E a impureza – variada pelas atitudes, aflições e reminiscências sem origem, que traz uma rede de objetos envolventes – não é dissipada sem austeridade. Por isso, a presença da austeridade.
Concebe-se que esta, não agredindo a lucidez da consciência, deve ser exercida por ele (o adepto).

Estudo-próprio é a recitação dos purificadores como o Pranava, e similares, ou o estudo das escrituras de libertação.
Entrega-ao-supremo é a oferta de todas as ações ao maior preceptor ou o total abandono de seus frutos.

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