sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sobre o Grupo de Estudos e Leitura

O grupo tem como objetivo o estudo de yoga a partir de obras compostas originalmente em língua sânscrita. São promovidos encontros semanais, em que lemos as escrituras de acordo com sua composição original e comentamos seus conceitos com o intuito de aprofundar a prática de yoga.  
A idéia do grupo de estudos surgiu a partir do desejo dos alunos do Curso de Formação de Professores da Escola de Yoga Carmen Perez de aprofundar os temas tratados durante as aulas e manter uma rotina semanal no estudo do yoga, com leituras de seus ensinamentos filosóficos, místicos, metafísicos e psicológicos. Devido a esse anseio se estender aos praticantes de yoga em geral, criamos um grupo aberto, voltado a alunos e a professores, independentemente da linha seguida.
 

Objetivos e métodos

O Grupo de Estudos, diferentemente de um curso, tem caráter permanente. Nossa proposta é praticar o yoga por meio dos ensinamentos que os antigos yogues nos deixaram, recorrendo às upaniṣad-s (Amṛtabindu, Kathā, Yogatattva...), aos tratados de yoga (Yoga-sūtra, Haṭhayogapradīpikā, Gheranda-saṁhitā, Shiva-samhitā...) e às escrituras tântricas (Vijñanabhairava, Shiva-sūtra, Malinīvijayottara-tantra, Tantrāloka ...), entre outras obras, para intensificar e aprofundar a presença do yoga na vida e, conseqüentemente, ampliar as percepções sobre o que é o yoga e os vários modos de praticá-lo. Dessa forma, o intuito de ler e estudar trechos e capítulos dessa infinidade de obras não é simplesmente apreender intelectualmente seus conteúdos, mas despertar, na própria consciência, os meios internos para alcançar os conhecimentos elevados, por meio da busca sincera, que envolve
práticas meditativas e reflexão

"Projetando a mente no centro da shakti 
e a shakti no centro da mente, 
ao ter a mente observada pela mente, 
há de concentrar-se sobre o estado supremo: 
vazio por dentro e vazio por fora:
como um jarro no céu 
e cheio por dentro e cheio por fora:
como um jarro no oceano." 
(Hathayogapradîpikâ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário